(12)3881-2311   (12)9916-1260 Radio Integração ao Vivo    
CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE O VINAGRE

CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE O VINAGRE

O termo vinagre vem do francês vinaigre, que significa “vinho azedo”.

O vinagre é obtido de duas fermentações, uma alcoólica (transformação de um carboidrato em álcool) e outra acética (do álcool para ácido acético).

Os vinagres mais comuns no Brasil são obtidos da fermentação do vinho da uva e da cana-de-açúcar. Mas existem vinagres de maçã, arroz, beterraba, limão e outros vegetais.

O vinagre é utilizado desde a antiguidade, chegando inclusive a ser citado no Antigo e Novo Testamento bíblicos.

A maioria das pessoas imagina que sushis não contém nenhum tipo de tempero, mas a verdade é que eles levam vinagre de arroz.

O vinagre balsâmico (ou aceto balsâmico) é mais denso e escuro que o vinagre comum. Também possui sabor agridoce. É elaborado com um tipo de uva produzida apenas na Itália. O balsâmico mais famoso do mundo é feito na região de Modena.

Por ser uma substância asséptica, o vinagre é largamente utilizado na limpeza de ferimentos.

Misturado com água morna e sal, o vinagre pode ser usado na cicatrização de aftas na boca.

Essa mesma mistura de vinagre, sal e água morna (se bem que só água morna e sal são suficientes) é utilizada contra a dor de garganta. Basta fazer vários gargarejos ao dia para eliminar o desconforto.

O vinagre é também largamente utilizado na eliminação de piolhos. Basta lavar a cabeça da criança com vinagre por três dias que os piolhos desaparecerão.

Em algumas localidades, o vinagre é usado contra picada de abelha e ferimentos provocados por água-vivas. Basta molhar um chumaço de algodão ou pequeno pedaço de tecido no vinagre e passar no local ferido.

Para afastar insetos como formigas, moscas e baratas, algumas pessoas costumam limpar o chão com um pano molhado numa mistura de água com vinagre.

Água e vinagre são bastante úteis para limpar esponjas de lavar louça. A sua higienização é essencial. Nem todos sabem, mas a esponja é o item com maior número de bactérias em uma residência (até mesmo que a privada).

Para retirar resíduos queimados do fundo de frigideiras e panelas, encha-as de água e acrescente quatro colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo para ferver, aguarde até que a água esfrie e lave novamente.

Para tirar o cheiro de mofo dos armários, tire tudo o que está dentro e deixe uma vasilha de vinagre por 12 horas no compartimento. Em seguida, limpe com um pano embebido em vinagre.

Algumas pessoas usam o vinagre para tratar congestões nasais e sinusites misturando um quarto de xícara de vinagre num vaporizador.

SOCIAL

Ultimas Notícias

Pimenta de Cheiro Homeopatia