(12)3881-2311   (12)9916-1260 Radio Integração ao Vivo    
Conhecendo o cardápio Japonês

Conhecendo o cardápio Japonês

Sashimi
Fatias finas de peixes ou de frutos do mar crus.
Sushi
Bolinhos de arroz temperados com vinagre e coberto por uma fatia de peixe cru, misturados com algas ou frutos do mar.
Dependendo do formato, recheio e modo preparo recebem diversas denominações. Pode ser moldado com a mão ou enrolado.

 

Hossomaki
É o arroz e o recheio envoltos em alga marinha. Hosso quer dizer fino e maki significa “enrolado”, daí, “enrolado fino”. Conforme o recheio usado, o hossomaki leva um nome diferente:
Tekka maki – de atum
Kapa maki – de pepino
Shake maki – de salmão
Nigiri
Bolinho de arroz em forma alongada coberto com fatias de peixe cru ou ainda polvo e camarões. Sempre preparados à mão sem a ajuda de esterinhas ou formas e apresentados em pares. O movimento da mão ao fazer este bolinho leva o nome, em japonês, de niguiri, daí o nome deste sushi. As pessoas tendem a “molhar” o arroz do niguiri no shoyu, mas o certo conforme a cultura oriental é “molhar” o peixe.
Norimaki

Bolinho de arroz enrolado em alga de nori. Este sushi é recheado com omelete, pepino, maionese, abacate, alface, camarões e lulas.
Temaki

É o cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino. O nome quer dizer “enrolado na mão” (Te = mão).
A alga marinha do temaki tem que estar bem sequinha e crocante. Se você demora para comer (quando pede para entregar em casa, por exemplo) a alga amolece com a umidade e fica “borrachenta”.
Uramaki

Arroz sobre folha de nori (alga), tiras de peixe ou outros ingredientes, enrolado de forma que o arroz fique na parte externa. Ura quer dizer “fora”. O uramaki normalmente vem com gergelim, que além de enfeitar, dá um sabor especial. Depois é cortado em 6 unidades. O mais conhecido é o uramaki califórnia.
Tempurá

Empanado frito de legumes, carnes ou frutos do mar. O tempurá pode ser feito com vários tipos de peixes, moluscos e vegetais que são envolvidos por uma fina camada de massa e fritos em muito óleo quente. É um dos pratos mais populares no Japão e aqui mesmo, no Brasil. A massa, ou koromô, é feita de farinha, gemas de ovo e água. Os ingredientes são mergulhados na massa. Depois o tempurá é frito em óleo vegetal.
Tempurá de Sorvete

Diferente do tempurá tradicional esta versão doce traz uma mistura de quente e frio com sorvete e massa de panqueca e calda por cima.
Tempurá de Fruta
Parecido com o Tempurá de Sorvete porém a base é a fruta, normalmente banana.
Yakisoba

 

Trata-se de uma variação de macarrão semi-frito na chapa, servido com legumes e molho de shoyu. Costuma ser preparado também com carnes e frutos do mar.
Refeição saborosa e equilibrada em que encontramos quase todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

 

 
Sukiyaki

É uma receita com carne e legumes que deve ser consumida diretamente da panela colocada sobre um fogareiro portátil na mesa.
Esse prato tradicional japonês é um dos mais conhecidos no ocidente e, dependendo do país, os ingredientes podem variar, utilizando os que se encontram à mão.
Gyoza – Pastel de Carne de Porco Frito

Tradicionais pastéis da culinária japonesa recheados com carne de porco temperada ou carne de frango com legumes que apresentam formato característico e são servidos cozidos no vapor ou cozidos e levemente assados em óleo na hora de servir.

Harumaki – Rolinho primavera
De massa fina e crocante, são uma excelente entrada para qualquer refeição e ainda podem ser servidos como aperitivo a qualquer hora do dia. Indispensável também no cardápio japonês.

Missoshiro – Sopa de pasta de soja
Sopa de peixe à base de soja. Bastante conhecida no Brasil e praticamente indispensável na refeição japonesa, é saboreada numa cumbuca chamada ochawan. Pode ser servida no café da manhã para começar o dia com muita energia!



Yaikitori – frango grelhado
Temperados com molho de soja (a
gridoce) e preparados na grelha, assemelham-se a um mini-churrasco pelo seu aspecto dourado e saboroso.

Shimeji 
Um cogumelo pequeno e Shitake um cogumelo grande, um dos pratos mais pedidos e na maioria das vezes servidos como entrada, feitos na chapa com manteiga, temperados com shoyo, saquê e sal a gosto. Também pode ser cozidos no papel alumínio e até servidos nele próprio para conservar o calor.

Hot Roll

é bolinho de arroz recheado com cream cheese e frutos do mar ( kani, peixe, camarão) como se fosse um sushi porém é passado na farinha e frito em óleo quente.

Wasabi
Também conhecido como raiz forte é uma raiz encontrada nas montanhas, ralada e servida como uma pasta verde. Um tempero indispensável da culinária, mas é melhor se familiarizar com a quantia que vai usar antes de arriscar consumir e também tem a função de bactericida.

SOCIAL

Ultimas Notícias

Pimenta de Cheiro Homeopatia