(12)3881-2311   (12)9916-1260 Radio Integração ao Vivo    
15 FATOS INCRÍVEIS SOBRE A FORÇA DO PENSAMENTO POSITIVO

15 FATOS INCRÍVEIS SOBRE A FORÇA DO PENSAMENTO POSITIVO

Não interessa qual a crença – evangélica, católica, espírita, budista, hindu ou islâmica -, o importante é que ela contribui para a saúde física e mental das pessoas. É o que dizem alguns cientistas. E eles não se limitam a isso. Um estudo publicado pelo professor David Phillips, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, por exemplo, revelou que a fé pode influenciar até a duração da vida de um indivíduo.

De acordo com estudos da clínica Mayo, dos Estados Unidos, as pessoas otimistas têm vida mais longa. Os psicológicos da clínica analisaram a personalidade de 839 pessoas durante 35 anos e descobriram que as mais negativistas apresentavam um risco 19% maior de morte prematura.

Pesquisadores da Universidade de Kentucky descobriram que pessoas que possuem dieta com grande quantidade de ácido fólico (presente em vegetais de folhas escuras, frutas cítricas e ovos), leem com frequência e cultivam pensamentos otimistas protegem com isso o cérebro de doenças graves como o mal de Alzheimer.

Pesquisas feitas em diversas partes do mundo revelaram que se acompanhado de expectativas pessimistas, o stress afeta seriamente o sistema imunológico.

Uma pesquisa da Associação Americana do Coração divulgada nos anos 1 990 revelou que atitudes mentais negativas podem aumentar em 20% o risco de arteriosclerose.

Ainda sobre o negativismo: pessoas pessimistas, angustiadas e inseguras que sofreram infarto correm três vezes mais risco de ter um segundo infarto.

Algumas técnicas utilizadas no combate ao pessimismo e ao stress: psicoterapia (o acompanhamento psicológico é fundamental), exercícios físicos, meditação e visualizações positivas. Mas…

De acordo com um estudo feito por cientistas dos Estados Unidos, os pequenos prazeres cotidianos também podem fazer bem para uma pessoa. Eles são de suma importância para a recuperação do pós-operatório e para reforçar o sistema imunológico, por exemplo. São prazeres como encontrar os amigos, jogar futebol, promover passeios em família e até conversar.

Médicos da Escola de Saúde Pública de Loma Linda, na Califórnia, apontaram outro fator essencial para a saúde: o riso. Além de fortalecer o sistema imunológico, risadas são capazes de baixar os níveis dos hormônios associados ao stress.

O preparador físico Nuno Cobra, que trabalhou durante anos com personalidades como o piloto Ayrton Senna, costuma acrescentar outro fator essencial na conquista de uma vida saudável: criar o hábito de estar perto de pessoas positivas. Por falar nisso…

Psicólogos do esporte e preparadores físicos costumam utilizar as “visualizações positivas” durante o treinamento de atletas. Para eles, “se a cabeça está bem, o corpo acompanha e a vitória é certa”. Esse tipo de treinamento foi criado por enxadristas do Leste Europeu e disseminado entre outros esportistas. Aliás…

O psiquiatra norte-americano Gerald Epstein costuma utilizar a visualização positiva como recurso para o tratamento de problemas físicos. Autor de três livros sobre o assunto, ele recomenda que a pessoa faça previsões otimistas dos eventos futuros. Cultivar imagens positivas ajuda a conseguir o que se quer, basta imaginar-se como alguém autoconfiante e sadio.

Carl e Stephanie Simonton, dois especialistas no assunto, recomendavam um suporte emocional para os seus pacientes. Eles utilizavam técnicas de relaxamento, meditação e neurolinguística para barrar doenças como o câncer. Os resultados foram inacreditáveis. Logo na primeira pesquisa foi constatado que 27,1% dos pacientes conseguiram estabilizar seu estado clínico, 19,1% apresentaram diminuição do tumor e 22% se curaram totalmente.

A força do pensamento positivo vêm a calhar até como remédio contra a dor. Uma pesquisa com pessoas com as mãos enfiadas em baldes de gelo – pediu-se para que algumas pensassem somente em coisas boas – mostrou que aquelas que cultivavam pensamentos otimistas conseguiam resistir o dobro do tempo.

Ser otimista e acreditar em si mesmo resulta em energia positiva para a pessoa. Quem mantém o peito estufado e postura ereta ao longo do dia consegue ser mais autoconfiante e, consequentemente, tem maior facilidade em alcançar os seus objetivos.

SOCIAL

Ultimas Notícias

Pimenta de Cheiro Homeopatia